A iniciativa pretende atribuir 11 bolsas no valor de três mil euros a artistas que desenvolvam a sua atividade no Porto. Serão contempladas as áreas como dança, teatro, circo contemporâneo, escrita/reflexão em artes performativas e cruzamentos.
Chama-se Reclamar Tempo e é o mais recente programa do Teatro Municipal do Porto (TMP) para ajudar artistas da cidade. A iniciativa, centrada na pesquisa e na investigação artística, surge, precisamente, numa altura em que "a principal premissa das artes performativas, a partilha física de espaço e de tempo com o outro" está suspensa, pelo que o objectivo é aproveitar o tempo disponível para promover uma reflexão profunda sobre os mais variados aspectos da criação artística.
"Com este programa, pretende-se resgatar tempo para investigar, solidificar ideias, gerar discurso e pesquisar práticas que irão seguramente enriquecer o universo artístico de cada um." - TMP
O programa destina-se a "artistas a viver ou a trabalhar no concelho do Porto" e contemplará áreas disciplinares tais como a dança, o teatro, crico contemporâneo, escrita/reflexão em artes performativas e cruzamentos. No total, serão premiados 11 projetos de investigação, cada um com um envelope de três mil euros. As candidaturas decorrerão até 18 de Maio e os resultados serão anunciados a 29 de Maio.
"Não poucas vezes os processos de pesquisa e investigação artística, que antecedem as criações, são deixados para segundo plano e ficam reféns do pouco tempo de ensaios e do constante perspetivar a apresentação final." - TMP
Posteriormente, o programa decorrerá em duas fases. A primeira, entre Junho e Outubro deste ano, centrar-se-á na pesquisa e investigação. A segunda, no primeiro semestre de 2021, vai consistir em duas semanas de residência artística (em espaços de trabalho a anunciar) e na partilha dos resultados alcançados com a pesquisa. Esta segunda fase contará ainda com dois mentores (nacional e internacional).
Comments