Após cancelamento da Queima das Fitas, organização planeja transmitir via Facebook uma apresentação para marcar o arranque da semana de comemorações acadêmicas
Divulgação/orfeao.up.pt
A tradicional festa de Queima das Fitas, marcada para começar no próxima dia 3 de maio, foi mais um dos eventos culturais cancelados na cidade do Porto devido à pandemia do Covid-19. No entanto, o Órfeão Universitário do Porto contornou o isolamento e anunciou a transmissão de uma serenata online, via Facebook, na madrugada de sábado para domingo.
Em comunicado enviado à imprensa, a direção do órfeão explica que “os estudantes da Universidade do Porto terão certamente uma semana bastante mais triste do que o habitual e sentirão de forma mais aguda este isolamento social a que todos têm estado obrigados.”
A Queima das Fitas do Porto 2020, que teve a sua gênese no ano de 1920 quando finalistas de Medicina da Universidade do Porto fizeram a chamada "Festa da Pasta', estava agendada para acontecer entre os dias 3 e 9 de maio, com o epicentro noturno da festa marcado para o Queimódromo, incluindo concertos de artistas variados como Seu Jorge, Capitão Fausto e Diogo Piçarra.
O OUP garante que os seus fadistas e guitarristas não deixarão os seus colegas finalistas sem um gesto fraterno e simbólico. “Será uma demonstração de afeto num momento que sabemos ser particularmente difícil e saudosista para tantos colegas nossos, finalistas dos seus respetivos cursos, tão ligados a estas tradições”, afirmou o presidente do Órfeão, Rui Barbedo, citado no comunicado.
Serviço:
Serenata do Órfeão Universitário do Porto
Dia: 3 de maio
Horário: Meia-noite
Local: Página do Facebook do OUP
Comments