O período de isolamento social determinado em razão do COVID-19 (Coronavírus) e o excesso de informação a que estamos expostos, traz uma carga de ansiedade, incertezas e emoções que nos deixam exaustos. É fato que ficar em casa se tornou algo importante para salvar vidas. Mas também, estamos sendo consumidos por todas as questões que envolvem este momento intenso de pandemia.
Dessa forma, o Vozes Invictas preparou uma lista de conteúdos leves para você se desligar um pouco da realidade e mergulhar em belas histórias e fantasias, entre livros, filmes, séries, podcast.
1. A vida invisível de Eurídice Gusmão, Martha Batalha
A trajetória das irmãs Gusmão é retratada neste livro ambientado na década de 40 no Rio de Janeiro. Guida foge de casa com sua paixão, enquanto que Eurídice se torna uma dona de casa. Ambas, seguem uma vida completamente distinta daquela que desejavam e sonhavam. Suas histórias retratam nossas bisavós, avós, mães, mulheres invisíveis, subservientes, que não tiveram a oportunidade de escolher seus próprios caminhos e, agora, tornaram-se protagonista nesta narrativa impecável e sensível. Recentemente, foi lançado o filme inspirado no livro de Marta. O livro você pode comprar aqui.
2. O livro das ignorãças, Manoel de Barros
Manoel de Barros é um poeta conhecido por sua linguagem e estilo que nos paralisa e nos leva a um mundo de simplicidade e beleza que não estamos preparados. Ele escreve no que chama de “idioleto manoelês archaico”. O livro das ignorãças é um dos mais conhecidos do poeta, em que Manoel desvenda os caminhos da sua criação e nos leva a voar fora da asa.
Você pode comprar aqui.
3. A menina do mar, Sophia de Mello Breyner de Andresen
Primeiro conto da escritora portuguesa e um dos mais conhecidos. Lançado em 1958, é um livro de literatura infantil. Tem como cenário a praia e conta a história de amizade entre um menino e a Menina do Mar. Uma história leve que fala sobre grandes sentimentos como amor e amizade. Você pode comprar aqui.
4. Fuso, podcast de Bumba na Fofinha
Em episódios curtos, cheios de humor, Mariana Cabral (Bumba na Fofinha) fala sobre diversos temas e nos faz desligar um pouco da realidade de pandemia que estamos vivendo. Você pode escutar aqui.
5. AmarElo – O Filme Invisível, podcast de Emicida
O podcast é uma extensão do álbum “AmarElo”, do rapper Emicida. Lançado recentemente, o produto tem três episódios e, segundo seu criador, é “um mergulho nas referências sonoras, visuais, sensoriais e espirituais do projeto AmarElo. Uma viagem sonora pelo vasto universo criativo que o artista batizou de neo-samba”. Você pode escutar aqui.
6. Anne with E, série da Netflix
A série conta as aventuras de Anne, uma órfã que foi adotada por engano e revoluciona a vida pacata de Green Gables. Apesar de ter como protagonista uma menina movida por sonhos e que está constantemente mergulhada nas inúmeras histórias imaginárias, no decorrer dos episódios, o seriado toca em temas relevantes como machismo, racismo, feminismo, bullying e outros. Tudo isso de forma muito leve, cativante e mágico! A série é uma produção canadense com três temporadas e está disponível na Netflix.
7. Fleabag, série da Amazon Prime
Vencedora do 71º Emmy, a série foi eleita a melhor comédia, roteiro de comédia e melhor atriz. Aclamada pelo público, ela é uma adaptação de uma peça de teatro criada e estrelada por Phoebe Waller-Bridge, onde narra a história de uma mulher solteira, dona de um café e viciada em sexo. É uma tragicomédia que proporciona boas gargalhadas e, por vezes, uma identificação com a protagonista. A série é uma produção britânica e está disponível na Amazon Prime.
8. Madam C. J. Walker: Uma Vida Empreendedora, minissérie da Netflix
Lançada recentemente, a minissérie de quatro episódios é inspirada na vida da primeira mulher que se tornou milionária por luta própria nos Estadas Unidos. Madam C. J. Walker conseguiu esse feito ao acreditar e produzir sua linha de produtos capilares para mulheres negras. A minissérie merece destaque também pela brilhante atuação de Octavia Spencer e está disponível na Netfix.
9. O rapaz que prendeu o vento, filme disponível na Netflix
Baseado no livro de memórias “The Boy Who Harnessed The Wind”, de William Kamkwamba e Bryan Mealer, o filme conta a história de um menino de Malawi que descobriu uma técnica para criar energia eólica e ajudar sua comunidade durante a forte seca que amigos e familiares estão passando. O filme está disponível na Netflix.
10. Guava Island, Amazon Prime
Estrelado por Donald Glover e Rihanna, é um filme animado sobre os acontecimentos da Ilha Guava. Com uma narração leve e musical, o longa-metragem narra tudo que o jovem Deni Maroon (Donald Glover) enfrenta na ilha que está sob forte dominação do dono da fábrica para realizar seu sonho de unir todo o seu povo durante um festival de música. O filme está disponível na Amazon Prime.
Gostou da nossa lista? Fala pra gente!
Commenti