Executivo de Rui Moreira, aprovou proposta da CDU Porto, que formaliza apoios de 150 mil euros às associações. As candidaturas iniciam a 28 de Abril.
Consiste numa linha de apoio às associações, vítimas da covid-19 e do estado de emergência em vigor desde dia 18 de Março, que “não têm capacidade para cumprir as suas obrigações financeiras”, diz a câmara do Porto. Após um debate alargado as medidas foram aceites por unanimidade. A votação ocorre dia 27 de Abril, ainda privada e realizada através de meios digitais.
São 150 mil euros que cobrem todas as despesas das respetivas associações, “como a renda, água, luz, gás e outros gastos em bens e serviços”. A forma como será atribuído este valor será decidido durante a próxima semana, no entanto as candidaturas começam dia 28 de Abril.
Rui Moreira destaca que na proposta apresentada aos vereadores da oposição que “ a politica municipal tem recusado modelos de subsidiação pura” preferindo “apoiar o tecido social e cultural da cidade através de programas específicos que apoiem mais diretamente a atividade, a criação de conteúdos ou de serviços que correspondam ao interesse público”.
Tendo em conta esta situação excecional, também merece medidas especiais como o apoio às associações que enfrentam enormes dificuldades de tesouraria, que as impossibilita de pagar as despesas, visto que se viram forçadas a parar.
Fonte: Público| Porto.pt
Comments