O primeiro “drive thru’ livreiro do mundo” foi criado, a 1 de abril, pela Livraria Lello. Assim, de segunda a sexta, vários dos livros que constam do stock da iniciativa caem nas mãos de dos participantes, gratuitamente.
Apesar das portas encerradas desde o dia 13 de março, em função do atual surto de Covid-19, foi preocupação da Lello pensar “de que forma se poderia ajudar a comunidade e o país a ultrapassar esta fase de exceção tão difícil”, como explica ao Vozes a responsável pela Comunicação da Lello, Andreia Ferreira. Foi assim que nasceu o primeiro “drive thru’ livreiro do mundo”, através do qual, de segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 12h, se oferecem livros, antecipadamente escolhidos e divulgados nas redes sociais da Livraria.
Os livros que serão oferecidos pertencem à “The Collection”, editada pela Lello, da qual constam títulos como o clássico Romeu e Julieta, de William Shakespeare, Os Maias, de Eça de Queiroz, e O Grande Gatsby, de F. Scott Fitzgerald. Para participar, basta realizar a inscrição até às 18h do dia anterior, por email, no site da Livraria. A entrega é feita”por um colaborador da Livraria Lello, que, garante Andreia Ferreira, seguirá as normas de segurança e higiene, entretando os livros "diretamente na janela dos carros dos leitores".
Convidada a partilhar o feedback sobre o decorrer da iniciativa, Andreia Ferreira confessa: "Estamos a fazê-lo desde o primeiro dia de abril, com um sucesso que tem ultrapassado as nossas melhores expectativas. Todos os dias oferecemos centenas de livros, e em troca recebemos cartas, bilhetes de agradecimento e muitos mimos, o que nos faz acreditar ainda mais que este considerável esforço financeiro está a ter um impacto muito positivo na comunidade. Era esse o nosso objetivo, contribuir para que as pessoas passassem um bocadinho melhor este tempo de exceção."
A referência a Amor Nos Tempos de Cólera, obra do colombiano Gabriel García Marquez, tem vindo à tona nas últimas semanas, pela alusão ao atual advento pandémico. Talvez seja esta iniciativa um exemplo desse tal "Amor" em tempos de pandemia. A ela acresce ainda o Concurso de Contos de Quarentena, iniciativa também protagonizada pela Lello.
Comments